Cinco elementos de toda Landing Page de sucesso

Igual a um bolo, que precisa farinha de trigo, água, ovos, óleo e açúcar, há cinco ingredientes importantes para toda Landing Page de sucesso.

Esses cinco elementos são uma receita que dará uma base sólida para construir uma página que vai capturar e converter o seus visitantes em leads ou clientes.

Os Cinco Elementos de uma Landing Page:

  • 1. Oferta Irresistível
  • 2. Vídeo Persuasivo (Incluir um vídeo em uma landing page aumenta em até 80% a taxa de conversão. Fonte – Unbounce.)
  • 3. Características e Benefícios
  • 4. Prova Social
  • 5. Call to Action

1. Oferta Irresistível

O primeiro dos cinco elementos é a Oferta Irresistível. Ela é uma afirmação clara que descreve o benefício que você oferece e como solucionar as necessidades dos seus clientes e também o que te diferencia da sua concorrência.

Sua IRT não precisa ser uma única afirmação. Pode ser uma narrativa desenvolvida ao longo da sua copy, mas hoje vamos considerar sua IRT apenas como o título e subtítulo.

Seu título persuasivo é a primeira coisa que as pessoas notam quanto visitam sua página. Então é necessário trabalho duro. Digo, pesado mesmo, horas, até mesmo dias de empenho para escolher a IRT mais eficaz.

O subtítulo deve passar uma ideia do que esperar em seguida, talvez sobre o se trata sua Call to Action sendo que seu objetivo fundamental é encorajar os visitantes a rolarem a página mais abaixo para acharem mais informações.

Um ótimo teste para a sua IRT é o teste dos cinco segundos.

Mostre sua Landing Page para alguém por cinco segundos e então esconda. Pergunte se essa pessoa consegue dizer do que se tratava a página. Se conseguir, você está indo bem, pode ir em frente, mas se não rolar, retorne aos trabalhos.

Agora que falamos sobre IRT, vamos olhar para o próximo elemento, o Vídeo Persuasivo.

2. Vídeo Persuasivo

Uma imagem vale mais do que mil palavras especialmente na internet onde a atenção é moeda de troca.

Seu Vídeo Persuasivo é uma representação visual do seu produto ou serviço e deve mostrar a sua oferta aos seus visitantes. Neste momento do funil de vendas você deve usar estratégias de vídeo para motivar a ação.

Apesar de pensarmos na sua IRT e no Vídeo Persuasivo como dois elementos separados, é importante pensar em como eles devem trabalhar em conjunto.

Agora que falamos sobre IRT e Vídeos Persuasivos, vamos aprofundar mais e explorar as Características e Benefícios.

3. Características e Benefícios

Esse é o terceiro elemento essencial no design da sua Landing Page.

Você gerou interesse e manteve as pessoas na sua página. Agora as Características e Benefícios mostrarão aos visitantes aquilo que seu produto tem a oferecer.

  • Benefícios: a vantagem do seu produto ou serviço.
  • Características: como seu produto ou serviço entrega esses benefícios.

Os seres humanos são biologicamente programados com essas oito necessidades básicas:

  1. Sobrevivência, viver mais tempo e o melhor possível.
  2. Prazer nos alimentos e bebidas.
  3. Estar livre do medo, da dor e do perigo.
  4. Companhia sexual.
  5. Condição de vida confortável.
  6. Ser superior, ganhar e se manter no topo.
  7. Cuidado e proteção de entes queridos.
  8. Aprovação social.

Nove necessidades (aprendidas) dos seres humanos:

  1. Estar bem informado.
  2. Curiosidade.
  3. Higiene do corpo.
  4. Eficiência.
  5. Conveniência.
  6. Confiabilidade / qualidade.
  7. Expressão da beleza e estilo.
  8. Economia / lucro.
  9. Barganha.

Essas são necessidades humanas primárias, que estão inseridas em nosso DNA e que somos biologicamente programados para satisfaze-las.

Se o seu produto satisfaz uma das oito necessidades básicas ou alguma das nove necessidades secundários, é preciso elaborar os benefícios do seu produto para o seu cliente em potencial.

Benefícios são coisas que oferecem valor, e, como a palavra sugere, são coisas que beneficiam diretamente alguém. Um benefício é o mesmo que uma característica? Não! Você deve aprender a diferença.

Uma característica é simplesmente um componente de um produto ou serviço. Por exemplo:

PRODUTO: Rolls-Royce Phantom Coupé
CARACTERÍSTICAS: Bancos de couro de primeira qualidade
BENEFÍCIO: Conforto e luxo sobre rodas.
CARACTERÍSTICA: Carpete de lã de cordeiro de Wilton.
BENEFÍCIO: Uma rica suavidade sob seus pés e uma elegância exuberante.
CARACTERÍSTICA: 453 cavalos de potência, motor V-12 de 6,75 litros.
BENEFÍCIO: Potência, controle e confiança suprema.

Entendeu? As Características são os atributos. Os benefícios são o que você obtém desses atributos.

Aqui estamos de volta a nossa Landing Page. Reforçamos que nossos visitantes estão no lugar certo com nosso título persuasivo, estabelecemos expectativas para a nosso Call to Action, encorajamos nossos visitantes rolarem a página mais abaixo com nosso subtítulo e reforçamos o conceito com nosso Vídeo Persuasivo.

Ao descer a barra de rolagem, devem estar as características e benefícios do seu produto.

Se estiver distribuindo algo, como um ebook, precisará saber e entender as motivações dos seus visitantes, as necessidades que estarão querendo satisfazer.

Até o momento falamos de vários elementos para montar uma Landing Page persuasiva mas ainda faltam duas coisas.

Na próxima parte veremos como a prova social pode fazer sua taxa de conversão explodir ganhando a confiança dos seu visitantes.

4. Prova Social

Por mais que você possa pensar que seja digno de confiança e tente convencer seus prospects disso, sua mensagem será muito mais convincente e confiável se tiver mais alguém para te apoiar.

Seus prospects querem saber se você já tem clientes, quais marcas já trabalharam com você, quem são seus parceiros, etc. É isso que o torna digno de confiança de verdade.

Em sua Landing Page, a Prova Social te ajuda a ganhar confiança e persuadir seus visitantes. Por mais que ache que você é muito convincente e honesto, muitas pessoas estarão incrédulas, e elas não estão erradas.

Na sua Landing Page, a Prova Social é como um selo de aprovação e ajuda a mostrar que você ganhou credibilidade ao longo do tempo.

Você pode incorporar Prova Social nas sua Landing Page das mais variadas formas.

  • Através de citações de clientes que já compraram seu produto ou serviço.
  • Através de depoimentos em vídeos.
  • Incorporando avaliações de outros sites sobre sua empresa.

A Prova Social que você usa na sua Landing Page deve ser contextualizada, deve se encaixar na sua narrativa. Deve bater com as características, benefícios ou a oferta em particular.

5. Call to Action

O último elemento essencial da sua Landing Page é o Call to Action é sem sombra de dúvidas, o elemento mais importante dos cinco, sem ela não tem conversão.

A Call to Action é onde você finalmente pede para os seus prospects fazerem a única coisa que você quer que eles façam depois de todo esse trabalho.

Se você está, por exemplo, lançando uma campanha para conseguir mais inscritos para sua lista de email, então sua Call to Action seria um formulário e um botão onde você pede aos seus prospects para se inscreverem, tipo, “quero me inscrever…”

Para ilustrar o porquê disso ser importante, pense na sua campanha publicitária como se fosse uma maratona. Desde o começo você está tentando descobrir como trazer pessoas para a sua página, mantê-las na página, convencê-las com suas Características, Benefícios e, eventualmente, com sua Prova Social e agora elas estão quase lá.

Se isso fosse uma maratona, este seria o último quilômetro até a linha de chegada.

Se a copy da sua Landing Page fizer bem o trabalho, seus visitantes devem esperar encontrar um formulário na sua página.

Pra maximizar a conversão do seu formulário existem algumas coisas que você pode fazer.

Primeiramente, assegure-se que o formulário esteja destacado na sua página – para que os prospects possam ver com facilidade.

Em segundo lugar, inclua o menor número possível de campos de preenchimento, para conseguir mais conversão.

Por último, use um botão que estabeleça expectativas claras sobre o que acontecerá ao enviarem o formulário. O ideal são textos como ” quero solicitar uma ligação” – ” Quero….”

Então é isso, com a Call to Action, que é o último dos cinco elementos essenciais de uma Landing Page Persuasiva, falamos sobre as bases das páginas de alta conversão.

Não esqueça da taxa de atenção.

A taxa de coisas que os prospects podem fazer em uma página VERSUS o número de coisas que você quer que eles façam, é chamada de Taxa de Atenção.

Se o objetivo da sua campanha é fazer que os prospects preencham um formulário e deixem nome telefone e email entre outros dados. Tire menus, links para redes sociais e outras coisas que possam distrair seu prospect. Se a Taxa de Atenção do seu site for muito alta, há muitas coisas que os prospects podem fazer versus o que você quer que eles façam.