Você sabe o que é conteúdo responsivo?

Um bom conteúdo atende às necessidades dos usuários e apoia os principais objetivos do negócio. Ele é envolvente, informativo, bem escrito, organizado e intuitivo. Sua razão de existir é uma só: relevância.

Pode parecer algo simples, mas achar uma linguagem comum que se encaixe com o perfil do seu público é algo complexo. Entregar conteúdo de qualidade requer investimento em pesquisa de usuário, planejamento estratégico, metadados e criatividade. Tudo isso demanda recursos e talento.

Muita empresas, ainda com pensamento no século passado, não alocam recursos para essa área, fazem uso de atalhos e entregam conteúdo “Commodity”, sem valor. Enchendo nossos feeds com porcarias.

A imagem abaixo ilustra exatamente o que é o modelo cíclico de marketing de conteúdo.

modelo de conteúdo responsivo da oreo

Quando as pessoas pensam no processo de desenvolvimento de conteúdo, muitas vezes imaginam uma receita pronta: definir os ingredientes, trabalhar neles; finalizar e publicar.

No modelo responsivo, a matéria prima, ou gatilho se preferir, são pontos no espaço tempo, um acontecimento que desencadeia todo o processo – o momento zero – o conteúdo é o eco desse momento.

A imagem à direita é de um conteúdo que responde ao ambiente. Que usa um acontecimento para promover uma mensagem. No caso, a queda de energia durante o Super Bowl. O post se espalhou quase que imediatamente, com cerca de 15.000 retweets e mais de 20 mil likes no Facebook.

A imagem da esquerda tem a mesma mensagem, mas é um conteúdo planejado, programado, não relacionado com nenhum acontecimento.

No quartel general da Oreo, as equipes estão sempre prontas para reagir ao ambiente.

sala de guerra da equipe de redes sociais da oreo

O gráfico abaixo, de David Armano, ilustra bem como é o processo de produção de conteúdo em tempo real.

Tabela modelo de conteúdo em tempo real

Sem dúvida, a produção de conteúdo é parte do processo de consolidação de qualquer marca, mas só gera valor quando definimos uma estratégia central, que irá moldar a estrutura de tudo que produzimos.

A estratégia central define, a longo prazo, a direção de todos os seus esforços, afim de garantir que todas as atividades, grandes ou pequenas, estejam trabalhando em conjunto, rumo ao mesmo futuro. As táticas talvez precisem mudar, mas sua estratégia central deve permanecer consistente.